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A EMPRESA

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Saiba do que a assessoria de imprensa é capaz

Decisão estratégica para associações ou empresas de qualquer porte

Comunicar-se com eficiência é um dos diferenciais competitivos da atualidade. O fácil acesso às novas tecnologias e meios de produção tornou o relacionamento com o público essencial para empresas e associações. Informar seus objetivos e competências, além de posicionar-se com firmeza em seu setor de atuação é fundamental para as organizações e sociedades.

Engana-se o empreendedor que acredita que o serviço de assessoria de imprensa não é acessível para pequenas e médias empresas. Esta prestação de serviço é fruto da transformação da sociedade, que exige o amadurecimento das organizações na corrida pela satisfação do público-alvo ou cliente. Independente do porte de uma empresa, seu anseio é oferecer um produto ou serviço de qualidade e atualmente é impossível tal façanha sem pensar em competitividade e comunicação eficiente.

É preciso qualificação no trato com a mídia, ofertar informações e conquistar credibilidade e, acima de tudo, conhecer o setor de comunicação para identificar oportunidades.

O objetivo da assessoria de imprensa é estabelecer um relacionamento construtivo entre a empresa ou associação e formadores de opinião. Por meio da produção e distribuição de press-releases, artigos assinados e contatos pessoais entre jornalistas e executivos, a assessoria de imprensa fornecerá aos veículos de comunicação informações precisas sobre a empresa ou associação, potencializando sua exposição na mídia e evitando interpretações equivocadas sobre sua atuação. Com o tempo, esse trabalho também tornará os dirigentes de associação e ou diretores da empresa porta-vozes de seu setor.

A área de atuação da assessoria de imprensa é cada vez mais ampla e engloba sites de informações, revistas especializadas, jornais e revistas mais populares e acessíveis, mídia eletrônica e móvel, entre outros fatores positivos.

Ainda sim, é importante ratificar que a receita de sucesso ideal é ter um bom produto ou causa, além de uma estratégia de divulgação que vai além do interesse econômico da empresa. Pode ser transformado em notícia ou em informações de interesse público tudo que preste um serviço à comunidade, que retrate um comportamento, que traduza dados em constatação de qualidade de vida, que apresente novas tendências, que desmistifique alguma idéia ou que aponte curiosidades. Identificar esse potencial ou oportunidade é função do assessor de imprensa.

Esse profissional deve ainda realizar análises das iniciativas projetadas pela empresa para antecipar a reação da opinião pública. Dessa maneira será possível promover ajustes nos planos que evitar críticas.

Sabemos que há muitas empresas que hesitam na contratação de uma assessoria de imprensa, até porque é fato reconhecido que muitas empresas jogam dinheiro fora ao manter um serviço limitado, onde o assessor faz a função de atendente da imprensa. É preciso que as empresas conheçam todo o potencial de uma assessoria de comunicação e exijam dela esse rendimento.

Por outro lado, há muitos assessores e empresas prestadoras de serviços, acomodados em pequenas divulgações, quando os resultados poderiam ser bem melhores. O principal erro é pensar que uma assessoria só é útil ou deve ser acionada após o fato consumado ou no lançamento de um novo produto.

Um produto de beleza, por exemplo, pode ter apelo ou interesse tanto em uma seção de novidades em uma revista direcionada para o público feminino, quanto pode gerar um artigo de comportamento e até uma nota sobre tendências de mercado e negócios para um jornal de economia. Depende do produto, do alvo e da competência do assessor.

Nunca confunda a função do assessor com manipulação de informações, mesmo porque em uma relação honesta entre assessor e repórter, não existe essa possibilidade. Aliás, se a maioria do material tiver o nome da empresa no título é hora de mudanças.

À assessoria de imprensa cabe a persuasão, com argumentos e informações que interessem o público, mostrando que a empresa ou entidade deve ter espaço em determinado debate nos veículos de comunicação.

A assessoria de comunicação é capaz de mudar o rumo e imagem de seu cliente. Para isso é necessário construir uma relação de planejamento conjunto, com metas realistas e cobrança de resultados. Para o assessor motivado não faltará empenho e criatividade. O custo desta prestação de serviço está totalmente associado ao porte do contratante, por isso não tenha medo de pedir um orçamento.

Um trabalho continuado de assessoria de imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade. Vale a pena investir.

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