Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Domingo-feira, 18 de Novembro de 2018.
RELEASES

Santa Casa alerta sobre doenças cardiovasculares e doação de órgãos

O mês de setembro traz duas datas importantes para a população: o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09) e o Dia Mundial do Coração (29/09). E para celebrar estas ocasiões, a Santa Casa de São José dos Campos faz um alerta a toda a população sobre a saúde preventiva de doenças cardiovasculares e a importância de doar órgãos.

Por meio de seus veículos de comunicação, a entidade irá abordar estes temas a fim de conscientizar a população. No caso das doenças cardiovasculares, dados do Ministério de Saúde (2016) estimam que, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos e, em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal. “Há diversos fatores que podem levar ao infarto do miocárdio, como o colesterol alto e o sedentarismo, mas o principal vilão é a hipertensão, que, quando não controlada, provoca lesões na aorta”, explica o cardiologista da Santa Casa, Dr. Augusto Urena.
 
Além do risco de infarto, as doenças cardiovasculares podem estar relacionadas ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, quando o órgão aumenta de tamanho por conta da pressão arterial não controlada. “Isso causa cansaço, falta de ar e pernas inchadas”, comenta o especialista.

Em casos mais graves, a solução seria um transplante de coração. No entanto, a espera é grande. Até junho deste ano, 232 pessoas aguardavam a doação de um coração no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Desse total, o estado de São Paulo, representa 108.

Além do coração, há espera por outros órgãos como rim, pâncreas, córnea, fígado e pulmão. No total, são 32.716 pessoas que esperam por um ou outro órgão. “Para cada tipo de órgão, há regras específicas de doação. Mas é importante que cada pessoa deixe claro aos familiares a vontade de doar os órgãos”, afirma Urena.
 
A Santa Casa é referência no transplante de fígado e conta com equipe multidisciplinar e especializada. O primeiro procedimento foi realizado em 2009 e hoje, a entidade já realizou mais de 200 transplantes. Além deste, a entidade também realiza transplante de córnea.

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco