Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Quarta-feira, 14 de Abril de 2021.
RELEASES

CÂNCER: Tratamento e diagnóstico precoce caem na pandemia, mas são fundamentais

No mês marcado pelo Dia Mundial da Luta contra o Câncer (celebrado na próxima quinta-feira, 8), um cenário preocupante, ocasionado pela pandemia: um estudo feito pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta que, no mundo todo, incluindo o Brasil, mais de 52% dos pacientes atrasaram cirurgias ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia; 77,5% interromperam os cuidados, além de queda de 77% em novos diagnósticos, ou seja: muitas pessoas descobriram a doença com atraso ou ainda não sabem que têm câncer.
 
Outro levantamento feito pelo Instituto Oncoguia e pela farmacêutica Roche com base em informações do DATASUS (Departamento de Informática do SUS), mostra que o Brasil registrou queda do número de exames usados para o diagnóstico de câncer em 2020, durante a pandemia. A biópsia, principal procedimento usado para identificar tumores, teve redução de 39,1% em relação ao ano anterior (737,8 mil versus 449,2 mil).
 
O médico coordenador do setor de Oncologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. André Prestes, ressalta a importância da continuidade dos tratamentos e reforça que as instituições hospitalares estão seguindo todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, para garantir a segurança dos pacientes. “Toda a estrutura hospitalar está organizada para receber os pacientes oncológicos. É de extrema importância que eles mantenham seus tratamentos, assim como é muito importante a busca pelo diagnóstico precoce”, fala o especialista. “Muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais. Por isso, é importante realizar alguns exames para detectar o câncer o mais precocemente possível”, completa.
 
Dr. André pontua o que não esperar em relação a sinais e exames. “Caroço nas mamas ou em qualquer outra parte do corpo, perda de peso sem motivo, vômitos constantes, alterações intestinais e nas fezes, sangramento na urina, tosse com sangue, entre outros sintomas fora da normalidade precisam ser avaliados com brevidade por um médico”, fala.
 
Histórico familiar também é um ponto que merece mais atenção. Menos de 5% dos tumores são hereditários, mas para quem tem antecedentes familiares e inclui-se em grupo de risco a recomendação é pedir orientação médica e aguardar pelos exames, a não ser que o risco iminente seja alto.
 
“A diminuição do diagnóstico faz com que os casos que serão diagnosticados mais tarde venham mais graves, o que resulta no aumento da mortalidade pela doença. O câncer não espera a pandemia passar”, salienta o oncologista.
 
 
Centros Oncológicos
 
A Rede Saúde Santa Casa inaugurou dois Centros Oncológicos na região do Vale do Paraíba, um em funcionamento na Santa Casa de São José dos Campos e outro na Clínica Taubaté (veja os endereços mais abaixo).
 
Na Santa Casa, complexo hospitalar capacitado para atender casos de média e alta complexidade, o Centro Oncológico possui ampla estrutura para a realização de atendimento e quimioterapia, com o suporte de profissionais especializados para atender a qualquer complicação. O ambiente, assim como os demais setores do hospital, é acolhedor, confortável e humanizado.
 
A estrutura conta ainda com consultórios médicos, com membros da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, postos de assistência com equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogos e especialistas em oncologia), farmácia de manipulação de antineoplásico e sala de espera para os acompanhantes.
 
Já a unidade Taubaté, também possui equipamentos modernos e estrutura completa, que abrange consultório médico, sala de emergência e farmácia de manipulação de antineoplásico. Os pacientes têm acesso ao espaço por recepção exclusiva, evitando aglomerações.
 
A sala de emergência dispõe de médico oncologista em todo o período de funcionamento do procedimento quimioterápico e a equipe de enfermagem é preparada para a administração de quimioterápicos e intercorrências.
 
 
 
Endereços
 
Centro Oncológico de São José dos Campos - Rua Dolzani Ricardo, nº 620, Centro.
 
Centro Oncológico Taubaté - Avenida Charles Schnneider, nº 395 – Parque Bom Senhor do Bonfim.
 
 
 
Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação
 
Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 (WhatsApp)
 
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br - (11) 9 7529-0140 (WhatsApp)
 
 

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
55 11 99144-5585
predicado@predicado.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
São Bernardo do Campo - SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco